segunda-feira, 7 de maio de 2007

e06-Agregadores

A - Agregadores são programas que servem para buscar informações na web sem o usuário ter que entrar na página que essa se encontra. Receptores de RSS feed e podcasts, alguns deles sempre buscam novidades que foram escritas na web e podem fazer uma espécie de seleção de informação para o usuário.



B - O iTunes, o Winamp e o Juice são exemplos de agregadores gratuítos. O Juice não toca os programas, mas permite que você associe um programa que o faça, como o iTunes, o Winamp ou Windows Media Player, em suas preferências, para que ele seja utilizado para ouvir o arquivo baixado. O iTunes é um player de música. Assim como o iTunes, o Winamp, a partir de sua versão 5, integra as funções de um agregador de mídia e de tocador de mp3.



C -
RSS é a abreviatura de ''Rich Site Syndication'' ou ''Really Simple Syndication'', é uma tecnologia de compartilhamento de arquivos simples, uma forma no estilo de ''título + informação'', onde as informações se encontram em um site de origem, sem possuirem um layout, soh mostram o mais importante. Se a pessoa se interessar pelo conteúdo, ela poderá ir até onde a informação está contida. Os agregadores permitem que o conteúdo chegue ao usuário sem precisar ser acessado por ele em seus sites. Utiliza a XML (eXtensible Markup Language) gerador de linguagens de marcação.

Assim como o RSS Atom também é um formato de divulgação de informações, ainda é um projeto de unificação entre o RSS 1.0 e RSS 2.0, baseado no XML, porém é mais sofisticado. Ele facilita e aumenta a velocidade com que as informações são colocadas e retiradas na web.

RDF (Resource Description Framework), são dados capazes de descrever outros dados, recomendada pela W3C, possuem três componentes básicos: recurso, popriedade e indicação, tornando a linguagem escalável.

Essas linguagens permitem uma melhor interação do usuário com as novidades que são colocadas na web, facilitam tanto para quem usa os agregadores, quanto para quem produz os podcasts, blogs. Pois assim que certa informação é colocada no ar, o agregador vai buscá-la. Sites de notícias são grandes adeptos dessa tecnologia.



Fontes:
http://www.atomenabled.org/ http://www.unicoc.com.br http://www.wikipedia.com.br

Nenhum comentário: