segunda-feira, 7 de maio de 2007

e07-Freeware, shareware, open source e outros bichos

A - Um freeware é um software gratuito para o público, ou seja, não é preciso pagar por algum tipo de licença de uso para utilizá-lo. Por outro lado, também a sua comercialização, direta ou incluída em pacotes pagos, não é permitida pelo autor. Pode ser utilizado por período indeterminado, não deixa de funcionar ou perde parcialmente sua funcionabilidade após transcorrido certo período principalmente quando as versões adquiridas são demo.



B - Shareware é uma modalidade de distribuição de software em que você pode copiá-lo, distribuí-lo sem restrições e usá-lo experimentalmente por um determinado período. No entanto, você se coloca no compromisso moral de pagar uma taxa (geralmente pequena em comparação a outros softwares proprietários) caso queira usá-lo sistematicamente. Passado o tempo de avaliação o software pode parar de funcionar, perder algumas funções ou ficar emitindo mensagens incômodas de aviso de prazo de avaliação expirado.

Esta modalidade de distribuição é um meio que alguns produtores usam para não só divulgar o seu trabalho, como começar a ganhar um pouco de dinheiro com ele. Numa definição mais objetiva, foi criado para ser um mecanismo de distribuição de softwares que não deixa o usuário desfrutar-se de seus serviços por muito tempo sem pagar uma taxa.



C - O software chamado de Código Aberto, ou open source em inglês, é um tipo de software cujo código fonte é visível publicamente. O software de código aberto respeita as quatro liberdades definidas pela Free Software Foundation. Porém, não estabelece certas restrições como as contidas na GPL. É advogado pela Iniciativa do Código Aberto (Open Source Initiative). São softwares produzidos por usuários avançados, que possuem grande conhecimento em sistemas operacionais, normalmente criam esses softwares para facilitarem trabalhos do seu dia-a-dia, ou burlar sistemas. Alguns deles chegam a fazer sucesso, como o Mozilla FIrefox,o Linux e outros, que quando nasceram não tinham objetivo de fazer tanto sucesso quanto fazem, pois competem com softwares de grandes empresas.


D - Todos esses softwares têm sua distribuição gratuita, variando nas ferramentas que eles fornecem e o tempo que essas ferramentas ficam disponíveis. No caso dos freewares são como se fossem programas normais em versões experimentais, para as pessoas conhecerem eles. Os sharewares possuem um certo período sendo grátis, depois ele passa a exigir que o usuário compre-o para continuar utilizando eles com toda sua capacidade e ferramentas. O Open source é totalmente free e continua funcionando normalmente com o passar do tempo (se ele nao detonar arquivos do seu sistema), porém a maioria são os programas com menor qualidade e possuem menor segurança.



E - Alguns desses programas são de boa qualidade, e acabam funcionando melhor que os programas de grandes empresas de software, porém às vezes acabam pecando na segurança, alguns softwares que aparentam funcionar melhor que programas autorizados acabam por abrir brexas para a entrada de worms, vírus e outras espécies de programinhas indesejados que danificam os softwares instalados na máquina. Sem contar que alguns desses programas são feitos para que a entrada dos vírus e cia seja facilitada.

Os Spywares podem vir com os programinhas indesejados e se instalarem na sua máquina com apenas um clique, ou até se instalar automaticamente. Depois de instalados eles podem fornecer informações do seu computador para a web, como exemplo: dados importantes, senhas, arquivos, mandando eles para algum lugar na internet, para que usuários mal intencionados façam uso dessas informações. Os spywares podem ser retirados através de alguns anti-vírus ou adawares.
Por isso é importante tomar cuidados quando se entra em alguma Lan House ou computadores desconhecidos, eles podem ter dispositivos que funcionam como spywares ou salvam dados importantes no próprio computador, para que quem instalou lá possa tê-los quando procurá-los onde foram salvos.




F - Creio que o jornalismo de Open Source ja existe e teve grande propagação com a febre dos blogs, onde qualquer pessoa comum pode divulgar todo tipo de informação. Assim como os programas inseguros, o jornalismo aberto também é menos confiável, pois não há restrição do que pode-se divulgar. Uma Tv de shareware já é menos comum, pois você só irá ganhar o uso de um canal por assinatura se demonstrar uinteresse nele, exemplos são as tvs por assinatura que fornecem canais de graça por um determinado tempo (Playboy TV é sempre alvo disso), depois de um certo tempo o usuário perde o direito de assistir esses canais. Ao contrario dos programas de computadores que são fornecidos livremente na internet, os pacotes de canais não abertos não são encontrados nem passados de pessoa para pessoa livremente, mas o trabalho de propaganda e publicidade ocorre de maneira semelhante.

Jornais, revistas também são distribnuídos por aí como sharewares, porém só abranjem certas localidades, seja o que for, tudo que é colocado na internet pode ser acessado com muito mais facilidade, pois a rede é muito ampla e qualquer usuário pode chegar às informações. Por isso os Softwares, sejam eles freewares sharewares open source ou até mesmo os originais (sempre alguem consegue burlar os sistemas de sugurança para que não sejam distribuídos livremente, e publica a informação) estão disponíveis para todos, basta encontrá-las e torcer para que não sejam ciladas.


Fontes: http://pt.wikipedia.org/
Usuário que ja utilizou várias artimanhas para burlar sistemas de jogos.

Nenhum comentário: